Leadership

Tudo a postos para o Black Friday mais digital da história

Rui Marques, Managing Director, Supply Chain – Iberia | November 20, 2020

O Black Friday deste ano vai ser excepcional e diferente, como aliás tem sido o ano 2020. Mais uma vez, a última Quinta-feira de Novembro será um dos maiores dias de compras do ano. Um ponto de inflexão para consumidores, comerciantes e operadores logísticos.

Para este ano, prevê-se um volume record durante as compras de Black Friday: só em Espanha, serão distribuídas mais de 50 milhões de encomendas. Além disso, serão entregues outras 50 milhões até ao fim da época natalícia.  Todos os dias, serão transportadas 3,5 milhões de encomendas, umas atrás das outras no próprio dia ou nessa noite, a partir de um centro de distribuição até às casas dos consumidores.

Uma pressão sem igual para que os comércios de venda a retalho respondam às expectativas dos clientes

Há dois factores-chave atrás destes dados: as marcas anunciaram as suas ofertas de Black Friday bastante antes comparando com os anos anteriores, e os consumidores que apostaram no e-commerce durante o início da pandemia farão inclusive mais compras pela internet durante a campanha de Natal.

These figures and insights were shared by Francisco Aranda, President of UNO Logística during a recent online panel discussion, which highlighted the enormity of the challenge facing the logistics industry in the lead up to the ‘most digital Black Friday ever’.

O crescimento previsto do e-commerce durante esta época natalícia é bastante notável e coloca sob bastante pressão os comércios de venda a retalho, provavelmente mais que nunca. Os clientes esperam da nossa parte entregas rápidas, dentro dos prazos e sem inconvenientes. E cumprir com estas expectativas em cada encomenda realizada durante Novembro e Dezembro, meses em que se registam os maiores picos de procura, requere um maior nível de experiência logística.

A XPO aumenta a sua capacidade de dar resposta ao aumento da procura em época natalícia

Para fazer frente ao aumento exponencial na procura dos consumidores durante este Black Friday, na XPO Logistics vamos criar 4000 postos de trabalho em Espanha. Estamos a contar preparar uma média de 10 milhões de encomendas durante este pico, o que equivale a 10% do número total de encomendas a serem distribuídas em Espanha durante toda a época de Natal.

Estes números representam um crescimento de 53% comparando com as encomendas em período homólogo em 2019. E só para o Black Friday, prevemos preparar 36% mais encomendas do que no ano anterior. São números bastante elevados, mas estamos preparados para contribuir para o sucesso das estratégias comerciais e de distribuição dos nossos clientes.

Uma cadeia de abastecimento bem organizada é a chave de êxito do comércio electrónico

Desde o início da pandemia, a XPO aumentou o volume das actividades de e-commerce em aproximadamente 40%. Contudo, há muitos anos que fomos capazes de gerir os maiores picos de procura que se registavam em sectores como o da moda, jogos, electrónica de consumo, alimentação e cosmética. Graças ao trabalho que realizamos para uma grande variedade de marcas, podemos saber de antemão o volume de compras que se irá gerar, o que nos permite organizar para os sucessivos picos de procura

Desde Abril até Junho deste ano, contratámos 1000 funcionários suplementares para gerir a procura relacionada com a pandemia. Actualmente, estamos a encerrar os processos de contratação de mais 4000 personas. A XPO está mais preparada para assumir estes aumentos na procura graças ao reforço do nosso pessoal nos centros bem como no aumento das automatizações nas nossas operações que nos ajudam a acelerar os processos de classificação, preparação e acondicionamento das encomendas.

Um Black Friday mal-organizado poderia colapsar a cadeia de abastecimento. Felizmente, na XPO, estamos preparados para contribuir para que este período seja o maior e o mais bem-sucedido da história.